A influência das cores na decoração de ambientes

Você já ouviu falar de psicologia das cores? É um conceito que diz que cada cor traz consigo diferentes ideias, comportamentos e sentimentos, que são acionados inconscientemente pelo nosso cérebro. Por isso, antes de escolher a cor das paredes de cada cômodo, é importante levar em consideração as sensações que você deseja transmitir pelas tonalidades.

✔Vermelho: Estimula as emoções e produz nervosismo, inibe o medo e as preocupações. Por isso, deve ser usada com cautela. É melhor utilizada nos pisos, tapetes e passadeiras, ou em pequenas áreas.

✔Laranja: Essa cor é um estimulante físico e mental, alargando a mente e abrindo-a para novas ideias. Por isso, ela pode ser usada em locais de trabalho e estudo.

✔Amarelo: Estimula, ilumina, eleva o ânimo, proporciona vivacidade e está associada ao otimismo. O amarelo é ideal em áreas de alimentação, como cozinha e sala de jantar.

✔Verde: Simboliza o bem-estar, a saúde, frescor, esperança, segurança, equilíbrio, juventude, tranquilidade e suavidade, podendo ser utilizada em quartos, salas de estar e escritórios.

✔Azul: considerada cor fria, causa impressão de profundidade no ambiente, além de transmitir serenidade e paz. Por ser a cor mais escura, provoca também sensação de frio e repouso. Pode ser usada em ambientes de relaxamento e tranquilidade como no quarto.