Como organizar a volta para o escritório

Depois de um período de meses com portas fechadas e funcionários alocados em casa, muitas empresas estão organizando sua volta à rotina no escritório. Mas, como repensar os locais de trabalho e organizar tudo para receber os colaboradores em tempos de pandemia? Neste post, separamos algumas tendências que já estamos vendo mundo afora, respeitando os protocolos de higiene e prezando pela saúde de todos.

O Ministério Público do Trabalho, pediu, entre outras coisas que as empresas respeitem o distanciamento social. Esse é um dos pontos mais importantes que deve ser pensado junto com arquitetos e consultores sanitários, já que se deve respeitar um distanciamento de pelo menos 1,80m entre as pessoas. Quem sentava próximo, agora ficará mais distante e as reuniões continuarão sendo pela tela do computador por um bom tempo. 

Aquelas empresas que não tem tanto espaço físico para receber todos os funcionários com as recomendações de distanciamento estão adotando o rodízio de colaboradores. Feito em escalas, uma parte trabalha de casa e a outra do escritório, invertendo depois. 

Além disso, outra medida que deve ser adotada são os protocolos de higiene e higienização: janelas sempre abertas para o ar circular, álcool em gel disponível (e visível) para todos poderem higienizar suas mãos, limpeza frequente do ambiente, dando mais atenção para áreas comuns como copa e banheiros. 

Quem trabalha solo, como um médico, psicólogo, etc. deve também se atentar à estes protocolos. Ajustar para receber os clientes em uma distância segura, manter o ambiente arejado, pedir para quem chegue que lave as mãos e claro, usar sempre a máscara de proteção. 

Com isso que chamamos de "novo normal", cada vez mais empresas e empreendedores devem se adaptar para oferecer segurança para todos que convivem no ambiente.