Dicas para a locação de um imóvel

Em momentos de mudanças de casa nós temos que pensar em muitas coisas antes de tomar a decisão final e muitas pessoas podem ficar confusas (ainda mais se for a primeira vez que estão fazendo isso) na hora de alugar seu imóvel.

Existem vários motivos que influenciam na hora de escolher uma casa ou um apartamento novo: seja tamanho, localização, entre outros. Separamos algumas dicas preciosas para uma escolha assertiva. 

Primeiro de tudo é: tenha um orçamento pré-definido e procure o novo imóvel com base nele. De nada adianta locar um espaço e não conseguir arcar com os custos dele depois. Entre as despesas que deve caber no orçamento de quem irá morar lá estão: aluguel, IPTU, condomínio (em casos de apartamentos ou casas em condomínios fechados) e despesas indiretas, como contas de luz, água, gastos com deslocamento, etc. Tendo tudo isso na ponta do lápis fica muito mais fácil encontrar algo que se encaixe de acordo com as suas necessidades. 

Com o orçamento em mãos e pronto para começar a busca, avalie as necessidades dos moradores do imóvel. Vai morar sozinho ou dividir com outras pessoas? A família está aumentando e por isso precisa de mais espaço? Quer mudar para um local mais próximo do trabalho? Todas essas necessidades devem ser também pontuadas para, na hora da busca, focar naqueles imóveis que tenham o que você precisa(afinal, não é todo mundo que precisa de uma casa com 4 quartos sendo que somente 1 pessoa irá morar lá, né?).

Veja também quais são as localizações de seu interesse e que atendem suas demandas diárias. Há quem goste de bairros mais calmos e não liga de pegar o carro eventualmente para fazer mercado, por exemplo. Já há quem prefira lugares mais movimentados, com coisas próximas e há quem deseje morar perto do trabalho para evitar longos deslocamentos. Comece a refinar sua busca por aí. 

Encontrou o imóvel que queria? Antes de fechar, faça uma vistoria por todo o imóvel e documente. Caso ele precise de reformas ou ajustes, isso pode ser negociado com o proprietário. Preste bastante atenção em tudo e fotografe caso necessário.

Fique também atento nas exigências e garantias para essa locação. Proprietários geralmente pedem o fiador, título de capitalização, seguro-fiança ou caução. 

E por último e não menos importante, o contrato. Leia atentamente todas as cláusulas e converse com o proprietário caso deseje alterar alguma coisa. No contrato deve ter itens como o valor do aluguel, as taxas que o inquilino deve pagar, tempo de duração, dados da vistoria e as penalidades previstas caso haja o descumprimento de alguma cláusula. E ele é quem protege ambos os lados, tanto o proprietário quanto quem está alugando.

Caso precise de mais ajuda, não tenha vergonha de conversar com os corretores imobiliários, com o proprietário do imóvel ou até com um advogado, se tiver alguma dúvida em relação ao contrato. 

Fazer a locação de um novo imóvel não é algo de imediato e requer calma e paciência. Seguindo os passos certinho, tem tudo para dar certo!

Aqui no Grupo Itamarati temos diversos imóveis para locação. Caso ainda não tenha encontrado aquele perfeito, dê uma olhadinha nos nossos disponíveis.