Os benefícios em adotar uma postura sustentável na sua clínica

Ações sustentáveis se tornam cada vez mais comuns em clínicas médicas


Primeiramente vamos esclarecer o que é uma clínica sustentável. Esse conceito engloba um gerenciamento que possibilita a satisfação dos pacientes, a segurança dos colaboradores e a preservação do meio ambiente.

Ao idealizar um projeto sustentável se cumpre a legislação e evita problemas com a fiscalização (ANVISA), isso garante um atendimento de qualidade que no final da experiência fideliza o cliente.

A área de saúde consome muita energia e produz grande volume diário de resíduos, a preocupação com a preservação do meio ambiente fez com que a procura por uma administração sustentável crescesse no País e se tornasse uma tendência.

A seguir listamos algumas ações sustentáveis para adotar em sua clínica:

 

  • Descarte correto de resíduos: é obrigatório ter um Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) para contemplar as etapas de geração, classificação e disposição final dos resíduos.


 

  • Economia de papel e impressão: um dos primeiros passos a serem tomados para ter uma clínica sustentável, é reduzir o uso de papel, realize o prontuário eletrônico e um tenha bom software de gestão de clínica. Caso seja necessária uma impressão, utilize a Ecofont (essa fonte reduz em até 25% o uso de tinta).


 

  • Boas condições de trabalho: zele pela saúde dos seus funcionários. Produtividade tem tudo a ver com as condições que você cria em sua empresa para o conforto e segurança de seus colabores.


 

  • Produtos de limpeza biodegradáveis: o uso de produtos de limpeza biodegradáveis é uma importante ação para se tornar sustentável, eles diminuem o acúmulo de substâncias tóxicas na natureza, rendem mais e apresentam menos probabilidade de causar alergias e lesões na pele.