Você já ouviu falar em arquitetura sustentável?

Você conhece o conceito de arquitetura sustentável? Em meio a tantas mudanças de hábito e procura por produtos e serviços que contribuam para o meio ambiente, essa tendência chegou com tudo no mundo da arquitetura e no post de hoje vamos te contar mais um pouco sobre ela. 

A arquitetura sustentável é ecologicamente correta e busca minimizar os impactos ambientais. Ela é viável economicamente e também busca promover o desenvolvimento social e cultural

A eficiência energética é outro dos seus pilares. Ela analisa o entorno e as condições climáticas para atender as necessidades dos usuários. Por exemplo: uma boa iluminação e ventilação natural, materiais sustentáveis e automações inteligentes, foco na diminuição de desperdícios de materiais, entre outros. 

Esse tipo de arquitetura também promove novas soluções tecnológicas, como os revestimentos a base de materiais reciclados, sistemas de iluminação, uso de sensores para evitar desperdícios de água e energia elétrica, materiais sustentáveis que imitam madeiras, entre outros. Além disso, materiais que poderiam ser descartados como entulho são visto com outros olhos e podem ser reaproveitados. 

Já na decoração, o conceito dos 3 R's é a base. Reduzir o consumo de produtos novos, reutilizar e dar uma cara nova àqueles que ainda estão muito bons e reciclar o que não irá mais usar. Pense sempre duas vezes antes de comprar um novo item de decoração, veja se aquilo é realmente essencial para sua casa. Reforme móveis antigos, dando uma cara nova à eles. Muitas vezes uma pintura já dá total uma repaginada e hoje em dia, há muitos profissionais especializados na reciclagem desses objetos. Venda ou doe para quem precisa aquilo que não vai usar mais, procure por objetos onde você consegue conhecer as etapas de sua produção e sempre dê preferência por produtos com certificados (principalmente quando for madeira). Além disso, ainda dá para aproveitar coisas que temos em casas, como potes, canecas, caixas e outras coisas que não são usadas para dar um up na decoração, seja para fazer um vaso de plantas ou uma estante nova. 

 O que não falta por aí são inspirações para que a gente siga um modelo mais sustentável de vida e dessa forma, podemos contribuir e muito para o meio ambiente e diminuir o consumo desenfreado de insumos sem deixar a beleza de nossas casas de lado.